top of page

A Súmula do Jogo da Velha Vila


Não. Nihil Ultra olhava e olhava o formulário, atento ao esquema gráfico, observando detalhes. Depois de certo tempo, convenceu-se de que teria muita dificuldade em compreender o método de seu preenchimento.


Era uma súmula, isso ele percebeu. O registro dos lances e ocorrências de um jogo esportivo. Mas, apesar da pouca, pouquíssima, familiaridade com a área, sentiu que alguma coisa ali estava fora dos parâmetros desse tipo de documento.


Já estava a ponto de desistir, quando percebeu um vulto no ambiente. Uma sombra que se movia pelo recinto. Quando se moveu para levantar da cadeira, e verificar se havia alguém do lado de fora, projetando aquela sombra, deparou-se com uma figura a um canto da sala.


Pelos relatos que tivera a oportunidade de ouvir, e ler, deduziu-se que se tratava do Anjo. O denominado Anjo do Guarda-livros, especialista em registros atuariais, com larga experiência em apontamentos esportivos. Do qual praticamente apenas ouvira falar. E de cuja existência duvidara.


Animou-se, invadido por uma sensação de que estava para receber algum tipo de ajuda, ou orientação.


Tu já percebeu, falou o Anjo. Tu já percebeu que essa súmula, do jogo da velha vila, não é propriamente uma súmula esportiva. Não segue o modelo de relatório usado para registrar as principais informações de um evento esportivo.


E começou a fazer uma espécie de preleção.


Poder-se-ia dizer que é um sumário, no sentido de que indica os principais tópicos de um conteúdo expositivo. Mas também não adota o formato típico, em que um assunto é apresentado com uma abordagem sequencial ou definida por algum critério lógico, metodológico.


Não sendo sequencial, não é um roteiro que apresente um percurso. Um traçado a ser percorrido num avançar cumulativo de conhecimento sobre o assunto.


Não tendo uma organização conceitual prévia, não pode ser equiparado a um mapa, que permita situar e mostrar relações entre as diversas partes do conteúdo.


Essa súmula é um esboço, uma relação tentativa de itens que, aleatoriamente observados, podem eventualmente levar à compreensão, ainda que parcial, do Jogo da Velha Vila.


introdução ao extrato dos assentos e operadores mediante os quais os auditores, Nihil e Audite, buscam decifrar a criptografia que oculta o mistério dissimulado por um estranho jogo da velha.




























bottom of page