top of page

do es tu do es tu do


Álbum de seis peças musicais sobre o poema "es tu do", do poeta e compositor L. C. Vinholes. Escritas entre 1976 e 2007, as composições são agrupadas em dois conjuntos de séries.


A denominação de séries aos dois conjuntos busca assinalar o encadeamento que interliga as peças. Escritas todas sobre o mesmo poema, as peças formam uma sequência de criação, recriação e até revisões/reelaborações dos vínculos estabelecidos pelas associações suscitadas entre aquela poesia e a linguagem musical.


O título do álbum busca, seguindo uma abertura conceitual implícita no poema, suscitar ou, de certo modo, enfatizar o tematizado intento e obsessão de estudar. Assim, cabe pensar em composições musicais escritas a partir do "es tu do es tu do", mas também do processo de ensino/aprendizagem vinculado aos estudos, que se dá por vocação educacional, numa doação de experiências e conhecimentos "do es tu do es tu do": does tu, does tudo, do estudo does tudo, does tudo do estudo, do estudo és tudo, does tudo és tudo, e quantas mais forem possíveis (aliás, parece que em consonância com atitudes do poeta, doando acervos para a Casa das Rosas, em São Paulo, e a Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul)


Série A - formada pelas composições escritas em 1976, 1977, 1979 e 2007. Tem como traço comum o uso predominante de elementos formais característicos da música do século XX, como a seriação dodecafônica e a escala hexafônica.








Série B - formada pelas composições escritas em 1990 e 1996. Tem como traço comum o uso predominante de referências musicais históricas, deslocando para um nível subjacente (estrutural) da linguagem musical o viés da contemporaneidade.








DO ES TU DO ES TU DO


Série A



Série B










bottom of page