top of page

Uma interpretação precisa, para um registro necessário



















Uma interpretação precisa, para um registro necessário


Gil Nuno Vaz




Foi exatamente um ano de espera. No final de maio de 97, quando a editora Annablume lançou o livro “O Antropofagismo na Obra Pianística de Gilberto Mendes”, dissertação de mestrado do pianista Antonio Eduardo, escrevi que a publicação merecia ser acompanhada de um disco com as obras analisadas. Seria recomendável não só para músicos e pessoas interessadas no processo da criação musical, mas também como um registro necessário de importantes peças do compositor, a maioria delas inéditas. É importante lembrar que, apesar de Gilberto Mendes tornar-se conhecido, e reconhecido, principalmente pela sua produção experimental, marcada por obras corais, teatros musicais e formações instrumentais diversas, o piano sempre foi a sua referência básica.


A FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo, que havia apoiado a edição do livro, apoiou também a edição do disco. E hoje, com o lançamento do CD AMOR HUMOR e Outros PortosA Música para Piano de Gilberto Mendes, a lacuna é preenchida. No mesmo evento, será também relançado o livro, oferecendo a oportunidade, para quem ainda não conhece, de tomar contato com o estudo de Antonio Eduardo.


A espera valeu a pena. O repertório realiza um percurso que inicia em 1945, no primeiro prelúdio, e vem até o ano passado, com uma peça em homenagem póstuma ao compositor português, também pianista, Jorge Peixinho, falecido em 95. Uma composição com o sugestivo título “Estudo, ex-tudo, eis tudo, pois...!”. É como assistir uma história desenrolando-se no tempo, através das mudanças da linguagem musical. A audição e a leitura conjugadas possibilitam perceber, por exemplo, como um material utilizado de passagem, na Peça para Piano n. 16, de 1959, dedicada a Almeida Prado, torna-se a base de Viva Villa, composta em 1987 para um programa comemorativo dos 100 anos de nascimento de Villa-Lobos.


Além de registrar toda essa produção de Gilberto Mendes, o disco tem ainda o mérito de ser a estréia fonográfica do pianista Antonio Eduardo, numa execução que reflete o seu contato de muitos anos com a obra do compositor, de muitas conversas, a afinidade com o estilo, e o gosto pela pesquisa.


O resultado é uma realização que pode muito bem ser definida com a expressão “na medida certa”: o equilíbrio entre a intenção do compositor, o que a música em si parece pedir, e a percepção pessoal do intérprete. Precisão. As peças do período inspirado em motivos brasileiros, por exemplo, equilibram fluência melódica e rítmica sincopada, sem resvalar, em nenhum momento, para as tentadoras interpretações brejeiras ou românticas. Por outro lado, uma peça rigorosa como “Um estudo? Eisler e Webern caminham nos mares do sul” tem uma interpretação enxuta (sic) altamente emotiva em sua concepção comedida.


Aludindo a um curtíssimo e famoso poema de Oswald de Andrade, o título do disco remete ao caráter antropofágico da obra de Gilberto Mendes, que assimila as mais diversas correntes estéticas e as transforma através de sua linguagem pessoal. E, ao juntar ao poema as palavras “e outros portos”, alarga esse horizonte de influências ao mesmo tempo que contextualiza o ambiente mais imediato do compositor, e do pianista: o porto e as praias de Santos. As ilustrações, da capa e interna, reproduções de quadros de Eliane Mendes, retratam o espírito desse ambiente, “tão santista” como na expressão de Martins Fontes, se não me engano, e ao mesmo tempo tão cosmopolita.

Afora a qualidade artística, das composições e da interpretação, o disco conta ainda com a competência técnica e a experiência de José Luiz da Costa (o Gato), um profissional altamente especializado no registro da música erudita. O encarte traz comentários do pianista e da professora Maria de Lourdes Sekeff, orientadora da dissertação de mestrado que deu origem ao livro. E já que falamos da produção do disco, fica aqui uma observação crítica sobre a omissão do nome do pianista na capa, o que pode entretanto ser entendido como um gesto de reverência ao mestre.

bottom of page