top of page

Quarenta e Quatro por Quarenta e Quatro


Esta peça iria ser uma composição "a duas cabeças", em coautoria com Gilberto Mendes, e "a quatro mãos", para dois pianistas no mesmo piano.


A ideia era dividir o piano em duas regiões (do centro para o grave, e do centro para o agudo), cada qual sob responsabilidade de um autor, que escreveria o que lhe desse na cabeça, independente (ou sem saber) do que o outro estaria escrevendo na região oposta. Haveria necessidade de se pensar numa estrutura que permitisse uma sincronia mínima dos doise, para conferir um mínimo de unidade formal, que se adotasse uma mesma linha composicional, para o que Gilberto Mendes sugeriu fossem seguidos princípios seriais, mas sem a rigidez da técnica dodecafônica e seus desdobramentos.


Foi feito um esboço inicial dessa estrutura, mas o projeto não prosperou, a peça não chegou a ser desenvolvida. Com a morte de Gilberto Mendes, a folha com as anotações foram para o baú de pendências.


Mas, como essa caixa de rabiscos costuma ser revirada de tempos em tempos, sempre que alguma antiga ideia emerge das profundezas desse almoxarifado, em busca dos detalhes que ficaram na penumbra das inúmeras camadas do baú, uma vez ou outra a visão da proposta rascunhada de Quarenta e Quatro por Quarenta e Quatro parecia instigar a retomada da ideia, talvez numa concepção diferente, ou reconfigurada.


Um belo dia, então, depois de várias oportunidades, uma concepção levou à extração daquela proposta do velho baú. A concepção parecia contornar o principal obstáculo à retomada da peça: a questão de como elaborar a parte sob responsabilidade do compositor ausente. A solução encontrada era desenvolver o processo serial da composição com fragmentos de suas obras, ou seja, séries formadas por materiais preexistentes. Para contrabalançar a ideia, a parte do parceiro seria então construída também com materiais próprios, preexistentes.


Outra questão se impunha. Como desenvolver a peça com a flexibilidade formal sugerida para o procedimento serial, ou seja, sem a rigidez das técnicas dodecafônicas, conforme dito anteriormente? E a solução aqui veio através dos procedimentos aleatórios sugeridos por uma das peças de Gilberto Mendes, Blirium C-9.





bottom of page