top of page

O Signoma da Canção


O Signoma da Canção é um ensaio especulativo derivado da tese de doutorado Câmara da Canção - Escansões Semióticas de um Campo Sistêmico.


O ensaio tem como premissa básica que a canção (desde como configuração geral de uma forma artística, até configuração específica de uma determinada canção, enquanto obra artística única) é constituída por uma rede de signos articulados num campo sistêmico.


O objetivo é estabelecer as bases de um procedimento investigativo que permita constatar a configuração admitida como premissa básica.


Como decorrência das pesquisas realizadas para a elaboração da tese retro mencionada, bem como de posteriores em artigos ou mesmo anotações sobre novas observações, a elaboração deste ensaio é dividida em cinco partes:


1 - Uma Signografia da Canção

2 - Relações de Linhagem

3 - Relações de Linguagem

4 - Relações de Lincagem

5 - Uma Signômica da Canção


Por precaução, é oportuno alertar que a terminologia utilizada nas partes extremas do roteiro, embutindo a palavra signo em palavras dos respectivos títulos, tem acepção diversa, ou pelo menos não coincidente, quanto a certas possíveis interpretações desses textos.


No caso de "signografia", o uso está ligado à definição geral de "conjunto dos sinais relativos a uma ciência ou arte" e não à sua aplicação em usos específicos, como o sistema Braille. Mais do que isso, pretende uma analogia com a denominação de exames como "radiografia", "ultrassonografia" e outros, no sentido de constituir um aparato de investigação a partir de um elemento que guie o rastreamento. Assim como a radiação na radiografia e as ondas sonoras na ultrassonografia, a signografia aqui é metaforizada como aparato de investigação da canção por seus elementos sígnicos.


No caso de "signômica" (e também de "signoma"), a metáfora está diretamente relacionada à palavra "genoma". Mas, assim como na palavra anterior, apanha do campo da genética o conceito e objetivo mais amplos que buscam individualizar características de semelhança e diferença de campos da realidade artística reconhecida como canção.








bottom of page