top of page

MUSICA PARADISO: o beijo colado


Canção escrita em 2004 por Gil Nuno Vaz, para canto e piano.


É a primeira peça da série Temas do Cinema, em que o autor compõe a partir de sugestões técnicas, formais e temáticas da linguagem cinematográfica.


Aqui, o ponto de partida é a cena da colagem de beijos proibidos, do filme Cinema Paradiso, que se transforma numa colagem musical de trechos de canções que falam de beijo, contrapostas ou sobrepostas a trechos de lieder de Schumann e Beethoven. A filmagem da apresentação é de Cícero Paixão.






MUSICA PARADISO: O BEIJO COLADO


Composição musical para canto e piano escrita em 2004, teve sua estreia no dia 31/10/2010, no Theatro Guarany, em Santos (SP), na interpretação da soprano Adriana Bernardes e do pianista Antônio Eduardo.


É a primeira peça - e propulsora - de uma série que busca transpor para a linguagem musical elementos da linguagem cinematográfica: a narrativa, o corte, a montagem, a iluminação, os gêneros e outros aspectos técnicos e estéticos.  É nesse sentido amplo que a série foi denominada TEMAS DE CINEMA. MUSICA PARADISO: O Beijo Colado  é assim a peça Temas de Cinema n. 1, e foi inspirada na famosa sequência dos beijos proibidos do filme Cinema Paradiso, do diretor Giuseppe Tornatore.




Estreia por Adriana Bernardes (canto) e Antonio Eduardo (piano) em 30/10/2010, no Theatro Guarany, Santos - SP, no concerto "Canções de Um Outro Oriente", dentro do evento "Nova Consonância Musical - A Música do Século XXI".


A publicação de MUSICA PARADISO: O BEIJO COLADO em Cine Inês, no recinto Sarau, foi acompanhada de depoimento do autor sobre o ciclo TEMAS DE CINEMA, do qual a peça faz parte, e de indicações dos elementos musicais e literários que constituem a canção, escrita a partir de uma cena do filme Cinema Paradiso.




Sobre MUSICA PARADISO: O Beijo Colado


O processo de criação de MUSICA PARADISO: O Beijo Colado foi mostrado em vídeo na Cabine de Projeção (TALK IN BOX - Papo do Gabinete de Leitura) do Sarau . O vídeo é dividido em duas partes. A parte A identifica os filmes, atores e atrizes das cenas dos beijos (com algumas omissões e eventuais incorreções em equívocos) exibidas na sequência final de Cinema Paradiso. A parte B identifica todas as composições utilizadas na montagem das cenas musicais de Musica Paradiso: O Beijo Colado, informando os títulos e autores das obras, além da função na estrutura musical (melodia, acompanhamento, texto), ilustrados com imagens dos compositores, letristas e partituras. Cada uma dessas partes é antecedida por breve e sintético esclarecimento sobre o respectivo processo de criação, cinematográfica e musical.

O processo de criação de MUSICA PARADISO: O Beijo Colado foi mostrado em vídeo na Cabine de Projeção. De início, o vídeo identifica os filmes e atores das cenas dos beijos (com algumas omissões e dúvidas) exibidos em Cinema Paradiso. A seguir, identifica todas as composições utilizadas na montagem das cenas (beijos) musicais de Musica Paradiso: O Beijo Colado. Essa exposição é dividida em dois grandes blocos. O primeiro tem como pano de fundo, nem sempre evidenciada, uma ambientação musical à base do compositor romântico Robert Schumann. O segundo não tem pano de fundo, e as citações se sucedem diretamente por encadeamentos temáticos, literários ou musicais. No final, a coda retoma o pano de fundo do bloco anterior, para exibir uma espécie de ficha técnica da composição.


Comments


bottom of page