top of page

Lugares Comuns






















gil nuno vaz

Lugares Comuns

1975



PREPARAÇÃO


O ambiente em que se realizar a peça será previamente dividido em setores, sendo cada setor atribuído a um músico ou grupo de músicos.


Cada músico (ou grupo de músicos) preparará uma sequência de obras a serem executadas durante o decorrer da peça. Se essa sequência esgotar antes do término da peça, poderá ser retomada do início.

As obras selecionadas só serão executadas com todos os elementos (valores musicais) quando o setor correspondente estiver lotado de pessoas. Não ocorrendo isso, deverá ser executada apenas a parte proporcional à ocupação do setor, podendo suprimir-se vários setores ou mesmo uma voz inteira.

Deverá haver ainda um músico que executará sua sequência em função da movimentação de pessoas no ambiente. Assim, a sua execução só será completa (todos os valores) em caso de muita movimentação, e inexistente em caso de não movimentação.

Em todos os setores serão colocados previamente vários cartões com referências verbais (ver sugestões adiante). Em cada setor, os cartões deverão ter a mesma cor de fundo. Assim, teremos um setor azul, outro vermelho, amarelo e assim por diante. O músico ou grupo de músicos deverá ter a mesma cor do setor respectivo (seja através de trajes, iluminação ou outro elemento). As referências verbais poderão ser repetidas, tanto em outros no próprio setor.

Além disso, espalhados pelo ambiente, deve haver painéis com as mesmas referências verbais, e contendo bastante espaço em branco. Junto a cada painel, um lápis ou caneta bem visível.



Referências verbais


Lugar vazio


O lugar certo



DESENVOLVIMENTO


O conjunto deve estar a postos antes da entrada das pessoas no ambiente. A peça começa assim que as pessoas entram, e só termina quando todos tiverem se retirado.

Após algum tempo do início, deve ser projetado um diapositivo, ou erguido cartazes, enfim, emitida uma mensagem com os seguintes dizeres:





A peça deve continuar durante mais algum tempo, dando oportunidade a algum reação por parte dos presentes.

Então, a intervalos regulares, devem ser emitidas mensagens (uma de cada vez) com as mesmas referências verbais dos cartões e painéis.


Entremeada irregularmente a essas mensagens, deve ser emitida esta:





PROBLEMAS DE COORDENAÇÃO E REALIZAÇÃO



LUGARES COMUNS









コメント


bottom of page