top of page

Justaposições


Justaposição, conforme conceito aqui formulado, é um processo de criação de uma obra artística pelo acoplamento de duas ou mais obras autônomas, independentes entre si. Obras prévias de um mesmo artista ou de diferentes artistas.


O acoplamento pode ser de obras da mesma modalidade artística. Como, por exemplo na pintura, o acoplamento de duas telas. Ou com obras de modalidades diversas. Como, por exemplo, o acomplamento de um poema e de uma composição musical.


É sobre esse segundo tipo de acoplamento que recai a preferência das justaposições aqui referidas, especialmente da modalidade canção.


A justaposição que se estabelece no formato de canção resulta assim da junção de uma peça musical instrumental, sem texto, e de um poema escrito para ser lido ou falado, e não cantado, ambas autônomas em sua especificidade artística, sem vinculação entre si.


Não existe um padrão específico para esse procedimento, comportando situações diferenciadas, em função de necessidades pontuais, como ajustes tópicos, ou mesmo em função de possibilidades de exploração criativa dos materiais, temas, formas e ideias.


A situação padrão, uma espécie de grau zero do processo, pode ser considerada a justaposição em que as duas peças são acopladas respeitando-se a formulação original de cada uma, sem qualquer ajuste. Um encaixe perfeito, a partir de suas respectivas condições naturais.


Não é custoso imaginar que a situação padrão é de difícil consecução, sendo praticamente uma situação ideal, um limite de pureza a ser perseguido, buscando atingir a mais estreita proximidade dos originais. De fato, tal dificuldade tem marcado fortemente a experiência pessoal de compor justaposições, não logrando, até o presente, escrever uma justaposição que possa ser enquadrada nessa situação. Mas, como em toda utopia, fica o desejo de que um dia este parágrafo seja reescrito para inserir pelo menos uma exceção.


As situações mais comuns são as justaposições que exigem ajustes. Seriam um primeiro grau da justaposição e, embora possam variar quanto à complexidade dos ajustes, uma classificação razoável seria identificar dois grupos:


1.A) Justaposições com ajustes em apenas um das duas peças acopladas. No caso da canção, ajuste apenas na letra, ou apenas na música.



1.B) Justaposições com ajustes nas duas peças acopladas.


Entre casos que podem ilustrar esta situação, estão A Canção do Rei de Tule,Cruel Pastora e Largo Luar, com diferentes níveis de ajuste duplo.


A letra de A Canção do Rei de Tule tem como ajustes ao poema apenas casos de repetição de algumas palavras, como se o pensamento não fosse exposto num jato contínuo, mas interrompido em alguns trechos para retomar e repetir duas ou três palavras já ditas. Já a música apresenta um acorde inicial arpejado que inexiste na peça instrumental original, e a repetição de uma nota, transformando um compasso de dois tempos num de três tempos, por questão de prosódia.

A letra de Cruel Pastora


Largo Luar, em que a letra (embora reproduza apenas duas estrofes do poema Mar Largo, de Vicente de Carvalho) reproduz estritamente as palavras, sem qualquer alteração


Um segundo grau da justaposição seria ocupado por justaposições que vão além de ajustes, embora possam incluí-los. São justaposições que transcendem a concretude das obras acopladas, sendo realizadas pelo desenvolvimento de ideias, temas e formas, constantes das obras originais, das fontes. Aqui, semelhantemente, embora possam variar quanto à complexidade criativa das ideias, as justaposições podem ser classificadas em dois grupos:


2.A) Justaposições com desenvolvimento de ideias de apenas uma das peças acopladas.

Neste grupo podem ser incluídas as canções com letras traduzidas. No fundo, numa melodia com texto em outro idioma, o que o letrista da versão faz é explorar criativamente o tema original, pois é praticamente impossível o encaixe prosódico de uma tradução ipsis litteris.


Entre os casos que podem ilustrar esta situação, estão Antiga Musa, Quando ao Além me For e Solilóquio.


Antiga Musa


Quando ao Além me For


Solilóquio


2.B) Justaposições com desenvolvimento de ideias nas duas peças acopladas.


Entre os casos que podem ilustrar esta situação, estão Estranho Fruto, De Brincos Dourados, Eu Guardo Dentro de Mim, e Outrem, ao Luar.


Estranho Fruto



De Brincos Dourados



Eu Guardo Dentro de Mim



Outrem, ao Luar

bottom of page