Os escritos que tive publicados em jornais foram, em sua totalidade, a título de colaboração. E, em sua quase totalidade, sem remuneração. Constituíam, fundamentalmente, textos críticos sobre música e, eventualmente, outras áreas artísticas. Mas também abordaram questões de economia, marketing, turismo, comunicação.
Também em condição de quase totalidade, foram publicados no jornal A Tribuna, de Santos. Em publicações esparsas, ocuparam espaço em outros dois jornais santistas (Jornal da Orla e o efêmero Praia & Cia.) e nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.
Relação dos artigos agrupados por veículo de publicação e arrolados em ordem cronológica.
Jornal A TRIBUNA (Santos)
1982
Senhor Sucesso
Há 50 anos, a MPB conquistava Vinicius
Novela de Música
Essa é pra tocar no rádio?
Música? Ora, pílulas!
Independência Musical
Rádio: 60 anos no ar (com Sérgio Trombelli)
O direito (musical) de nascer
Música de qualidade marca o Pau-Brasil
A descuidada prata da casa
Música independente em pauta
Na Concha, a música dos santos da casa
O tempo e o espaço da música popular da Baixada
Ninguém aprende samba no colégio
Premê mostrou a efetivação do humor musical
Ninguém aprende samba na escola?
Para onde vai a música independente? Depende...
Entre nesta onda
A revolução musical dos bichos
1983
Atendendo a pedidos?
Os donos da voz
Língua de Trapo, um lambe-lambe musical
Música (independente) na praia
Zimbo Trio: o percurso musical de um grupo precursor
A abertura do leque musical
Música funcional
A longa história da música ao pé da letra
O rumo da conversa musical (I)
O rumo da conversa musical (final)
A música, para ler e ouvir, de Rodolfo Coelho de Souza
Os destrambelhamentos musicais de Alcides Neves
Circuitos e curtos-circuitos da música independente
A retaguarda musical nos casos de polícia
Os cantos (musicais) da boca
Engenho musical que vem do sul
O disco voador de Dércio Marques
Variedade e contraste
A assunção musical do nego dito Itamar
Magia musical de Tetê, uma indomável
Conheça a nossa MPB (isto é, Música Popular da Baixada)
Os ecos do grito na independência musical
A música de Walter Franco, "woando" baixo
Criança feliz, que vive a cantar... e a dançar
Os (in)ventos musicais que sopram do Sul
A música com toque caseiro de Luli e Lucina
MPB no exterior, um depoimento pessoal
Dilentantíssimo, o novo disco do grupo Rumo
1984
Vicente Greco, um matusalém da música e inédito
Os sambas-de-enredo do carnaval santista, um importante registro
O rádio, em concerto
A música de Klaus, dez anos depois
Pra ouvir que banda passar?
Variações diretas sobre um tema coral (introdução)
Variações diretas sobre um tema coral (parte I)
Variações diretas sobre um tema coral (parte II)
Variações diretas sobre um tema coral (parte III)
Carles Santos e a relação com o piano
Com o "baruch", Irineu quer comprovar sua tese
O Lira do Delírio, meu!
1985
O vôo livre da música, além da barreira do som
A questão musical de Hamlet
De novo no ar, a música de concerto
Bandeira musical
Vou-me embora pra Pasárgada
Videoclip: a música de câmara (escura)- I
Videoclip: a música de câmara (escura)- II
Videoclip: a música de câmara (escura)- final
Gilberto Mendes: "Para um Homem Novo, um festival de Música Nova"
Desculpe pela primeira parte
Hoje tem arrastão
De Música Nova e de novos músicos
Araquém, artesão da imagem (com Sérgio Trombelli)
A vez do video independente
Cadê a Serra? Vide o vídeo
Há 50 anos, nascia Adoniran Barbosa
1986
Um projeto (cultural) para o Brasil
Keynes e Woods voltam à cena
O choque cultural
Do impacto do cruzado à cruzada do pacto
Culturismo (I)
Culturismo (II)
Culturismo (final)
A dívida em jogo, na Copa do México
Choros (Bis)
Jorges
A Cultura, entre o Projeto e a Política (I)
A Cultura, entre o Projeto e a Política (II)
Comenta a Lei Sarney (7505/86), de incentivo a doações, patrocínios e investimentos na área da produção cultural.
A (in)equação do Plano de Metas
A “marvada” carne
O peixe-banana nas praias
Rosana e Saghaard, expressão e fluência
A relação câmbio e turismo
A Canção Popular, C.Q.D.
Turismo de Convenções: bons (e)ventos o tragam
Dois momentos do canto
Café santista no mercado de futuros da Boisa Mercantil
1987
Os passos do pacto social
Aliens
Música independente, 10 anos
A arte da Terceira Idade na terra da Primeira Idade
A música do Copos e Bocas, uma dose no capricho
Smetak e Koellreutter, duas justas homenagens
A mão ou a luva?
O canto coral, à procura de novas vozes (e ouvidos)
Um balanço do Ano Nacional do Turismo
1988
Turismo começa o ano sem compulsório e incentivo
Publicações divulgam calendário de eventos
Cuba Libre
De olhos abertos para o turista japonês
Carnaval, Escultura e Castelos de Areia
Marketing Cultural, isso dá samba
Pela volta do FISET – Turismo
Do sambódromo ao pavilhão
Sinal aberto para o turismo
E o Passaporte Brasil Cultural?
O modelo americano de turismo
O modelo espanhol de turismo
Do trabalho da renda à renda do trabalho
Uma fundação de turismo e eventos para Maceió
Música espacial: 30 anos,hoje
O Rio de Janeiro, Fevereiro e Março...
Um turismo maduro para a Terceira idade
Da passarela de Saturnino aos túneis e pontes de Conceição
De Nova Iorque a New York, com escala em Santos
O turismo social, entre o populismo e o paternalismo
Santos de amanhã: Manhattan?
Conscientização turística
É hoje só?
Recortes e Cartas na Mesa
Work-chopp catarinense pela primeira vez aqui
Baixada Santista precisa de indústria do Turismo
A atuação abrangente das Relações Públicas no Marketing Turístico (I)
A atuação abrangente das Relações Públicas no Marketing Turístico (II)
A atuação abrangente das Relações Públicas no Marketing Turístico (III)
O turismo de massa e a "invasão" francesa
Conscientização e Metropolização do Turismo na Baixada Santista
Mecenas S.A.
1989
"Time ISS money"
A marcante reestréia do Quarteto Martins Fontes
O turismo no pacote constitucional do Estado
Encontros corais, importantes apesar de tudo
1990
O som brasileiro nos anos 80 trouxe expectativa e ilusões
Edelton viaja pelo Brasil e outras plagas
A guerra dos 100 dias seguintes
Cultura versus inflação, no campo dos sonhos
Só fartô o truco
Chega a hora e a vez do projeto Brasil 2000
A perversidade social da mídia
1991
O cinema de arte reclama um espaço
Uma ponte nova sobre águas passadas
Robin Hood foi do palco muito antes do cinema
1992
Rompendo limites. Tanto políticos como artísticos
1993
Sinfônica Juvenil cumpre seu papel de divulgar novos talentos musicais
Na reestréia, o caminho certo
Canções do Exílio
1994
Gilberto Mendes conta em livro sua odisséia musical
As canções da marginália medieval têm tradução poética
Atualizando D. Pedro I, imperador e músico
Na TV, mais opções de música erudita
Canções do amor cortês
1995
Uma solução institucional para o turismo doméstico.
1996
Um roteiro de viagem (CD de Gilberto Mendes)
1997
Este incrível exercício de revisão do cinema moderno
Encenação incrementa cultura em SV
Interpretação precisa, para um registro necessário
Livro destaca música e semiótica
Jornal FOLHA DE S. PAULO
1983
MPB e Canto Coral
1984
Ives, precursor dos independentes
1988
Álbum seleciona as interpretações inovadoras do cantor Orlando Silva
Jornal O ESTADO DE S. PAULO
JORNAL DA ORLA (Santos)
1985
O videoclip contra o videoclic
Videoclip, 20 anos (?)
Igrejas de Santos em vídeo. Hoje, no museu.
Do cinema underground ao vídeo independente
Jornal PRAIA & CIA. (Santos)
1987
Planejameno Turístico - Baixada Santista: por onde começar
CADERNO DE MÚSICA (Federação Paulista de Coros) São Paulo
1980
O crítico engajado e o músico extemporâneo
1981
Cobras e Lagartos versus Codas e Legatos
Revista ARTÉRIA (Secretaria Municipal de Cultura) Santos
1990
Sonda de Eco - uma experiência gráfica do texto como partitura musical
WORLD SCIENCE FICTION NEWS BULLETIN (Dublin, Ireland)
1981
The fulfillment of a meaning emptiness
Comments