top of page

Hino do Município de São Vicente


Participação no arranjo do Hino do Município de São Vicente, para inclusão na trilha musical da encenação teatral A Fundação da Vila de São Vicente (2008).


O hino tem como autores José Jesus de Azevedo Marques, criador da melodia (e harmonia), e Luiz Meirelles Araújo, criador da letra.


Há na obra uma evidente intenção dos autores em estabelecer uma associação entre a história de São Vicente e a história do Brasil, por ser São Vicente a primeira vila instalada oficialmente em terras brasileiras pelo reino de Portugal. Evidência disso é o texto do refrão, em que o letrista salienta as cores da bandeira nacional como cenário simbólico da "célula primeira", expressão vinculada a São Vicente (celula mater da nacionalidade). Como contrapartida musical, o compositor decalca a melodia (e a harmonia) do hino vicentino a partir da melodia (e harmonia) do hino nacional, o que é insinuado já na primeira frase musical.


O roteiro da peça teatral, escrito por Orleyd Faya, destacava a importância histórica de São Vicente como ponto de partida da colonização e do desbravamento do Brasil, ao que se seguiria a ação exploratória dos bandeirantes. Para o momento oportuno de no enredo incluir tal alusão, foi composta a canção Bandeirante, surgindo a ideia de citar ao seu final a segunda estrofe do refrão. Entretanto, para manter o clima musical da canção precedente, o hino foi apresentado no formato mais tradicional de canção, sem os elementos característicos de música marcial com os quais o hino é usualmente apresentado ao público. E, nesse sentido, foi inclusive alterada a última nota da frase melódica do penúltimo verso, com a sílaba "ça" da palavra bonança sendo cantada com a mesma nota da sílaba anterior ("nan"), enquanto no original o canto ataca uma nota mais aguda e pausa em seguida. O resultado abrandou o caráter marcial, trazendo a melodia para uma concepção mais plácida, quase intimista, ou confessional.


A interpretação ficou a cargo da cantora Renata Balbino, acompanhada ao piano pelo maestro e pianista Beto Lopes. Além disso, o maestro e outro integrante do coro ad hoc da encenação criaram e agregaram àquela base uma harmonização vocal de fundo.



Hino do Município de São Vicente (José Jesus de Azevedo Marques - Luiz Meirelles Araújo), em arranjo de Gil Nuno Vaz e Beto Lopes, na interpretação do último ao piano e na voz de Renata Balbino, conforme inserido na trilha musical da encenação A Fundação da Vila de São Vicente, em 2008.



HINO DO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE

Letra: Luiz Meirelles Araújo


Foi num cenário vivo de beleza

De encantos mil, de eterna luz, e graça

Que a mão de Deus, brindando a natureza

Plantou o marco forte de uma raça...


E aquela terra virgem, vislumbrando

O seu porvir no céu estrelejado

Ergueu o porte e altiva caminhando

Seguiu o rumo já por Deus traçado.


Assim aureolada

Na luz alvissareira

Surgiu predestinada

A célula primeira


No VERDE da esperança

No OURO da riqueza

No AZUL, céu da bonança

No BRANCO de pureza.


O teu passado é, ó São Vicente

Um monumento, altar cheio de glória

Perante o qual se curva, reverente

Um povo que conhece a tua história.


Viste o Brasil nascer, crescer gigante,

Acalentando em teu amor profundo,

E transformar-se belo, radiante

Iluminado ao sol do Novo Mundo


Assim aureolada

Na luz alvissareira

Surgiu predestinada

A célula primeira


No VERDE da esperança

No OURO da riqueza

No AZUL, céu da bonança

No BRANCO de pureza.

bottom of page