top of page

Estudo I (Silêncios)

  • Foto do escritor: Cantos Correntes
    Cantos Correntes
  • 29 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de jun. de 2022


ree

Um ano após a morte de Jorge Peixinho (1940-1995), a comunidade musical portuguesa vai promover uma publicação em homenagem ao compositor e pianista luso. Gilberto Mendes me conta e sugere que eu escreva algo, para eventual submissão ao projeto editorial.


Mais do que por uma possível participação nessa edição, o convite me motiva a uma reflexão sobre dois artistas artistas portugueses cujas obras me atraem: o músico Jorge Peixinho e o poeta E. M. de Melo e Castro.


Nesse propósito, junto uma composição de Peixinho e um poema de Melo e Castro, criações com que tive aproximação mais significativa, para escrever Estudo I (Silêncios), uma junção/justaposição de Memoire d´Un Presence Absence (Memória de uma Presença Ausente), de Peixinho, e Descontinuidades, de Melo e Castro. Ao piano da composição original, acrescento vozes corais.


Para conservar com a devida intensidade as referências do meu envolvimento, principalmente com a peça de Peixinho, e em consonância com a ideia de uma "presença ausente", meu intento é de que Estudo I (Silêncios) seja direcionada para um suporte de registro prévio, ou seja, uma peça gravada. Uma mixagem das intervenções corais à gravação doméstica, rudimentar, que fiz da peça de Peixinho, interpretada pelo próprio compositor, em Santos, no ano de 1970.



ree

ree

ree

ree

ree

ree





ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree


Comentários


gil_nuno_vaz_wix.jpg

A    B    C    D    E    F    G    H        K    L    M    N    O    P    Q      S    T    U    V    W    X    Y    Z

logo_cine_ines.jpg
bottom of page