Doze Por Oito teve origem na solicitação de Gilberto Mendes para que eu escrevesse uma letra sobre a atividade das enfermeiras.
Sua intenção era compor uma música em homenagem a essas profissionais da saúde, sensibilizado pelos cuidados e atenção que lhe prestaram quando de sua internação hospitalar em fins de 2012.
E a composição que tinha em mente seria uma marchinha na tradição dos carnavais da primeira metade do século 20.
Diante dessas coordenadas, a primeira e imediata ideia que me ocorreu foi a medida referencial da boa pressão arterial: 12 por 8.
Uma instantânea associação formou-se com outra medida: a fórmula musical do compasso 12/8. E a partir daí, a letra que foi surgindo veio dentro de um processamento musical, com certo delineamento melódico. A seção inicial da marchinha ficou pronta em pouco tempo, e resolvi apresentá-la para o compositor, verificar se estava dentro de suas expectativas.
Não estava. Rejeitou o ponto de partida, que me parecia razoável até para o título. Afinal, medir a pressão arterial é uma das atividades mais básicas realizadas pelas enfermeiras. Mas, ao ouvir "12 por 8", a cabeça do músico chegou na frente. Queria algo mais simples, corriqueiro, direto. De qualquer modo, dispôs-se a ouvir a parte da letra que já estava pronta. Então, como a cabeça de músico do letrista estava contaminada pela linha melódica que veio junto com a letra, o texto saiu cantarolado. Aí veio o golpe fatal. Ah, mas você já fez a música! Senti que naquele momento havia diminuído o seu entusiasmo pela parceria. Como bons e velhos amigos, desviamos o assunto e continuamos a conversar sobre outros itens, como soía acontecer em nossos encontros, sempre com uma extensa e diversificada pauta, informal e espontânea.
Só que a ideia da marchinha já havia tomado conta de mim. Alguns dias depois, começou a se formar uma letra para a segunda seção. A prosódia das palavras, curiosamente, firmava-se numa rítmica ternária que, no tradicional compasso 2/4 das marchinhas, resultava em tercinas. Logo me dei conta de que, se cantasse esse trecho em andamento mais lento, reforçado pelo fraseado em 4 compassos, resultaria a percepção de um compasso 12/8. Caminhando para a finalização, resolvi fazer dessa interpretação lenta a introdução instrumental da marchinha.
E assim completei esta singela homenagem às enfermeiras. Afinal, também fui por muitas vezes agraciado com a sua dedicação e paciência.
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