top of page

Coisas do Mundo na Semiótica de Minha Nega (8) - Acepção






















VIII. Acepção


VIII.A. Acepção de Tipo (Bloco dos grupos 39 a 43)


39- Acepção Sensorial de Tipo.

Convenção (texto operativo). Acepção Sensorial. Símbolo Abstrato. Convenção. Acepção de Convenção de Registro. Cognição. Hipótese do Objeto (do sentido do termo). Uma palavra em língua desconhecida (significado ignorado)


40- Acepção Distintiva de Tipo

Símbolo Singular. Símbolo Singular de Comunidade. Acepção de convenção de categoria. Código denotativo. Bandeira do Brasil (brasileiro). Categoria do Termo. Visual. Verbal. Sonoro (musical). Comunidade.


41- Acepção Característica de Tipo.

Símbolo Singular de Regra. Acepção de Convenção de Uso. Desenho da bandeira. Manifestação/elaboração do termo. Aplicação. Atribuição. Jargão. Conduta. Protocolo. Etiqueta.


42- Acepção Originária de Tipo.

Símbolo Singular de Sujeito. Acepção de Convenção de Origem. Brasil (um ser específico, denotado). Origem do termo. Sujeito. Cultura.


43. Acepção Motivadora de Tipo.

Símbolo Singular de Atitude. Acepção de Convenção de Motivação. Sentimento de grupo (nacionalidade). Senha. Finalidade do termo. Atitude de expressão da carência. Convivência. Defesa da propriedade.


VIII.B. Acepção de Vínculo (Bloco dos grupos 44 a 47)

Relação de termo Objeto/Signo. Expressão (derivação). texto cultural.


44- Acepção Distintiva de Vínculo.

Campo expressivo. Acepção de expressão da categoria. Bandeira : ideologia. Conotação. Congruência (manifestação) da relação do termo. Palavra conhecida (significado codificado).

Som. Palavra. Corpo. Gesto.Traço (desenho). Luz.


45- Acepção Característica de Vínculo.

Expressão. Forma. Acepção de Expressão de Uso. Erguer uma bandeira (uma ideologia).

Manifestação (elaboração) da relação do termo. Forma artística. Jogo. Modelo matemático. Quadro. Equação. Sinfonia. Conto. Romance. Escultura.


46. Acepção Originária de Vínculo.

Expressão. Enredo (ou Autoria?). Acepção de Expressão de Origem. Personagem ou autor (conotado). O herói. O mártir. O palhaço. O líder. O radical.

O apaziguador. O militante. Origem da relação do termo. Enredo. Personagem.


47- Acepção Motivadora de Vínculo.

Expressão. Expressão da Carência. Acepção de Expressão da Motivação. Cidadania. Combatividade (?). Finalidade da Relação do Termo Expressão da Carência (motivação)


VIII.C. Acepção de Partilha (Bloco dos grupos 48 a 50)

Uso do termo.


48. Acepção Característica de Partilha.

Mito. Sacralização da expressão. Tradição. Acepção de Tradição de Uso. Sugestão de Uso do Termo. Polarização. Nucleação.


49. Acepção Original de Partilha.

Dogma. Acepção de Tradição de Origem. Autoridade. Tradição. Origem do uso do termo. Dogma/Crendice. Religiões, Seitas. Superstições. Ideologia.


50- Acepção Motivadora de Partilha.

Rito. Acepção de Tradição de Motivação. Tradição. Finalidade de Uso do Termo.


VIII.D. Acepção de Providência (Bloco dos grupos 51 e 52)

Origem do Termo.


51- Acepção Original de Providência.

Crença (valor). Vontade. Acepção de Vontade da Origem. Implantou a prática original. Significado virtual de termo.Valor/Princípios.


52- Acepção Motivadora de Providência.

Prática. Acepção de Vontade da Motivação. Vontade.


VIII.E. Acepção de Contingência


53- Acepção Motivadora de Contingência

Carência. Necessidade. Acepção de Necessidade da Motivação. Acepção Contingente Desequilíbrio no sistema. Asserção (termo) está para a proposição assim como a proposição para o argumento.



bottom of page