top of page

Coisas do Mundo na Semiótica de Minha Nega (3) - Recorrência























III. Recorrência


5- Recorrência Sensorial de Evento.

Configuração da Marca. Normalmente, o signo deste grupo funciona como réplica do grupo 18 (da Classe 6, formada pelos signos de Marca), que congrega os signos de Configuração de Marca, ou Marca Sensorial. Funciona como percepção pura e simples de um registro sígnico, enquanto configuração. Um traço de lápis sobre papel, por exemplo.

Recorrência à Sensação. Vestígio. Começa a pergunta: o que é? Criador, Contato, Evento. Analogia factual. Registro: recorrência à sensação do evento. O que sou eu?


6- Recorrência Distintiva de Evento.

Categoria da Marca. Normalmente, o signo deste grupo funciona como réplica do grupo 19 (da Classe 6, formada pelos signos de Marca), que congrega os signos de Categoria de Marca. Funciona como percepção de um tipo de registro ou inscrição. O traço de lápis como assinatura, por exemplo. Recorrência ao contraste. O que é o outro? O que é diferente? Categoria (recorrência à distinção do evento).


7- Recorrência Característica de Evento.

Produção da Marca (Fonte). Recorrência à Semelhança. O que é igual? Para que serve isso? Utilidade. Finalidade. Objetivo. Caráter. Normalmente, o signo deste grupo funciona como réplica do grupo 20 (da Classe 6, formada pelos signos de Marca), que congrega os signos de Produção de Marca. Funciona como percepção do tipo de fonte que provocou a marca. Uma pessoa, um animal, uma máquina.


8- Recorrência Originária de Evento.

Imposição da Marca (Autor). Normalmente, o signo deste grupo funciona como réplica do grupo 21 (da Classe 6, formada pelos signos de Marca), que congrega os signos de Autoria de Marca. Funciona como percepção que leva ao reconhecimento do autor, ou à associação com outra marca do mesmo autor. Recorrência à Origem. Quem provocou? O Autor. Começa a busca (interpretante energético?) Origem. Recorrência ao gerador do evento (busca do todo).


9- Recorrência Motivadora de Evento.

Qualificação (Valor). Normalmente, o signo deste grupo funciona como réplica do grupo 22 (da Classe 6, formada pelos signos de Marca), que congrega os signos de Qualificação da Marca. Funciona como percepção do valor ou função desempenhados pela marca: procuração ou outra marca destinada a provocar determinada ação ou efeito. Recorrência à motivação. Por que provocou? Recorrência à intenção do evento.


















































bottom of page