top of page

Coisas do Mundo na Semiótica de Minha Nega (2) - Ocorrência





















2- Ocorrência Sensorial de Evento.

Ocorrência da Sensação (o evento em si). A questão é colocada: situação-problema.Começa a Criação. O evento é deflagrado. É a ocorrência sensorial do evento. O diagrama individual. A percepção original que vai possibilitar a consciência da individualidade. Neste grupo, a ocorrência vale como a experiência sensorial, desconsiderado o corpo ou elemento de impacto que provocou a sensação. A representação do seu Objeto está ao nível do ícone puro, ou seja, o Fundamento torna-se um quase-signo. O contato com uma saliência de uma superfície pode exemplificar a Ocorrência Sensorial, uma vez que nada seja possível deduzir dessa saliência. Esta saliência poderia ser o traço de uma grafia no papel, desde que a percepção táctil não ofereça qualquer possibilidade de identificação sobre a natureza do traço. Normalmente, o signo deste grupo funciona como réplica do grupo 12 (Classe 5, formada pelos signos de Padrão). Ou seja, a Ocorrência Sensorial é a base do Padrão Sensorial.


3- Ocorrência Distintiva de Evento.

Impacto. Aqui, o Objeto Imediato apresenta-se em estado de segundidade. Ou seja, é um tipo de signo cuja manifestação está vocacionada para indicar a qualidade sensorial de sua fonte de produção, embora esta não se torne perceptível. Não é possível estabelecer a ligação do Fundamento com um dado Objeto, que permanece como virtualidade. Desta forma, a percepção apenas reconhece o impacto como produzido por uma ou diversas fontes, sem condições de individuá-las. Normalmente, o signo deste grupo funciona como réplica do grupo 13 (Classe 5, formada pelos signos de Padrão), que congrega os signos de Padrão de Configuração de Marca, ou de Marca Sensorial. Ocorrência do Contraste (o evento em relação à situação anterior). A parte em oposição ao todo. O outro. É a ocorrência diferencial do evento. A distinção do estado percebido em relação ao anterior, que se dá a perceber pelo contraste. Sensações diferentes de temperatura, som, textura, luz. Sono x vigília. Embrião do sintagma, metonímia (Jakobson), de combinação de elementos (comparação).


4- Ocorrência Característica de Evento.

Contato. Neste grupo, o Objeto Dinâmico reveste-se de segundidade, de modo que a relação de causa e efeito acontece pela percepção de diferenças sensoriais, sem que seja possível, entretanto, individuar os Objetos. Ocorrência da Semelhança (o igual, o que se parece). Redundância. Aproximação de sensaçõespor analogias, semelhanças. A noção embrionária da qualidade, do parecer com. Paradigma, metáfora: eixo da seleção de elementos (Jakobson). Início.

Temperaturas aproximadas, com baixo diferencial. O mesmo para outras sensações. Baixo gradiente diferencial. Ilusão perceptiva que não decodifica diferenças ou mudanças mínimas (cinema: foto/movimento) (fotografia/TV, pigmentos, pixels).

Sinapse: transferência de informação neurológica (sinestesia) embrião.

















bottom of page