top of page

Canção do Ex-Idílio


Canção do Ex-Idílio, sobre trecho do poema Canção do Exílio, de Casimiro de Abreu, faz parte do álbum Escansões do Exílio.


Ao final deste conteúdo, a seguir à partitura, um breve texto aborda o processo de criação da canção, ilustrado por anotações e esboços do seu início.











Cancao_do_Ex_id
.pdf
Download PDF • 1.34MB







Canção do Ex-idílio tem como ponto de partida da linha melódica uma sequência de doze notas, utilizada em várias composições do autor. A sequência é predominantemente marcada pela sucessão de intervalos de segunda menor, quarta aumentada e sétima menor, com exceção de um salto intervalar de quarta justa, no meio da sequência.


Apesar de não constituir uma série dodecafônica, esse material é desenvolvido segundo os princípios originais da música serial: retrogradação, inversão e retrogradação da inversão. No entanto, assim como a linha melódica de doze notas não é uma série dodecafônica, as técnicas de espelhamento citadas (horizontais e verticais) também não seguem a ortodoxia da música serial, sendo guiadas mais pelas necessidades expressivas do texto do que de uma modelação musical previamente determinada.

A seguir, anotações preliminares quando dos primeiros vislumbres da adequação desse material musical ao texto (parcial) do poema de Casimiro de Abreu.





bottom of page