A composição Albedos resulta da aplicação, à realidade acústica de uma obra musical, de um conceito usualmente expresso em relação ao espectro luminoso, visível, da radiação.
A obra musical de referência é a versão para piano e canto de Imprevisões do Tempo, da qual é excluído o canto, e respectivo texto, e à qual se acrescenta vozes instrumentais. Ao piano somam-se assim os timbres de contrabaixo, vibrafone, flauta, oboé, clarinete, trompa, trombone e orquestra de cordas.
Os sons de cada instrumento devem ser captados por microfones direcionais, cardióides, constituindo inputs para um programa que procederá a derivações diversas dos emissões acústicas. Tais derivações retornarão imediatamente à cena musical, incorporando-se à realização acústica ao vivo. Alongam desse modo a exploração auditiva pela manipulação eletrônica dos sons instrumentais, que em realizações ao vivo exige uma programação prévia de alterações sonoras a serem produzidas, cuja concepção fica livremente a cargo do grupo musical.
O vídeo a seguir, feito exclusivamente com sons sintetizados, tem assim apenas função ilustrativa.
Comments