top of page

13 de Junho


Este samba foi escrito especialmente para ser apresentado ao público no dia 13 de junho de 2013, como evento preliminar da encenação Ópera-Samba José Bonifácio, cuja estreia aconteceria no dia 7 de setembro daquele ano.


Para realçar esse vínculo, 13 DE JUNHO foi criado pela aposição de uma letra diferente à estrutura frásica do samba QUEM É JOSÉ?. Ambos, tendo como tema a figura do Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio.


Mas, enquanto a letra de Quem é José? oferece um percurso biográfico de Bonifácio, a letra de 13 de Junho concentra-se na comemoração dos 250 anos da sua data de nascimento, que foi em 1763. E destaca o fato de o próprio evento da comemoração acontecer em frente ao Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos, na Praça Mauá.


E a propósito é interessante destacar um outro fato, ocorrido durante esse evento: a interferência de um grupo de manifestantes, que ocuparam o mesmo local juntando-se ao protesto que naquele dia movimentou muitas cidades brasileiras, considerado o estopim político que levou ao impeachament da presidente Dilma Rousseff e aos desastrosos desdobramentos que se seguiram.





bottom of page