top of page

Peça Reciclada N. 1


Composição para orquestra sinfônica escrita em 1995, especialmente para o concerto inaugural da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.


O Maestro Luís Gustavo Petri, querendo marcar o início da orquestra santista com a estreia de uma composição de autor local, propôs que eu escrevesse algo para a formação reduzida, de 16 músicos.


Vi no convite a oportunidade dupla de atender o pedido de um amigo e de prestar uma homenagem à mãe dele, a cantora Heloísa Petri, de longa convivência no Madrigal Ars Viva e que havia feito a estreia de Prenascença, peça para soprano e quarteto de cordas, que eu escrevera em 1978.


E achei que a melhor forma de homenagear seria trazer elementos daquela composição, originalmente no contexto de uma formação de câmara de cordas, para um contexto instrumental que certamente ressoaria uma atmosfera de câmara, pela formação ainda reduzida da orquestra.


O Maestro Petri, também compositor, tomou a liberdade de, ao final da peça, retomar um pequeno trecho (os compassos 7 e 8 da segunda seção), antes de atacar o acorde final (a audição da peça no concerto do Festival Música Nova de 2007 e o acompanhamento da partitura permitem a constatação).




Apresentação de Peça Reciclada N. 1 no Festival Música Nova de 2007 (edição n. 42), registrada em vídeo pela TV SESC. Orquestra Sinfônica de Santos, regida pelo Maestro Luís Gustavo Petri.






Matéria jornalística na TV Mar (afiliada à Rede Manchete na Baixada Santista) sobre o concerto inaugural da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, constando a estreia de Peça Reciclada N. 1, no Teatro Municipal Braz Cubas (Santos) em 15/07/1995. Depoimento do compositor.


Peca_Reciclada
.pdf
Download PDF • 169KB








bottom of page