top of page

Inex-fólio


Expressão criada a partir do termo técnico in-fólio, que diz respeito ao processo de impressão gráfica em que uma folha de papel é dobrada ao meio, gerando quatro páginas.


Duplicações dessa técnica conduziram ao processo de encadernação (códices) e ao formato do livro, que se tornou forte condicionante nas práticas de escrita e leitura.


No contexto de Cantos Correntes, a expressão inex-fólio, ou extensivamente compêndio inex-fólio, busca denominar uma forma de obra compósita. Não apenas pela conjunção de diversas modalidades artísticas, mas também pela multiplicidade de condicionantes de recepção midiática.


Uma concepção que reúne (compêndio) o processo de dobra (FOLIO) para dentro, interno (IN) e o desdobramento para fora, externo (EX).


É uma concepção que busca recuperar o conceito de pergaminho, instrumento precedente de registro verbal, no formato de rolagem das páginas digitais dos meios eletrônicos. Transformando o conceito posterior de códice, via técnica do fólio, em desdobramentos do conceito de obra, como Obra d´Obra, Obra-Mostra e, metaforicamente, Feijoada Complexa.




Comments


bottom of page