Artigo publicado no jornal A Tribuna, de Santos, em 30/06/1993.
O artigo foi escrito a propósito de um projeto idealizado no início da década anterior (anos de 1980).
O objetivo era propor a vários compositores a criação conjunta de um álbum (ou ciclo) de canções com o tema central do exílio.
Seriam escolhidos poemas de diversos poetas que glosaram em versos próprios a Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, e a cada compositor seria atribuído um poema para que escrevesse uma canção.
A pesquisa de textos e a elaboração paralela de reflexões sobre o tema, distendidas por retardamentos de outra ordem, consumiram toda aquela década. Por outro lado, alguns contatos com possíveis aliados do projeto me levaram à percepção de que o tema não se mostrava muito atrativo.
Assim, após a publicação do artigo, o projeto passou a ser acalentado como algo para realização pessoal.
Em fins da década de 1990, durante estudos de pós-graduação em semiótica, a ideia mostrou intensa aderência à tese em elaboração, como ponto culminante dos experimentos que procuravam explorar os conceitos defendidos, sendo integrada, embora parcialmente, ao texto.
Ainda incompleta, o álbum (ciclo) de canções foi intitulado Escansões do Exílio. O inserção do projeto na tese pode ser acessada em Câmara da Canção: Escansões Semióticias de um Campo Sistêmico. Trechos desse conteúdo estão distribuídos em várias postagens de Cantos Correntes, por necessidade de direcioná-los para focos específicos.
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