Antônio Bruno
- Cantos Correntes
- 12 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.

Um dia, não lembro quando, fiquei sabendo que Ponte Enferrujada, canção gravada por Sílvio Caldas e ouvida em tempos de tenra idade, era obra de um compositor que vivia em Itanhaém, Antônio Bruno, cujo nome de família, Rocha Zwarg, associei imediatamente às causas ambientais defendidas por seu irmão e letrista parceiro de muitas canções, Ernesto Zwarg.
A curiosidade me levou a procurar por outras obras suas, entre as quais uma que me parece um contraponto, em música e letra, ao lirismo melancólico de Ponte Enferrujada, Contra-senso.
Na elaboração da trama ficcional de Cantos Correntes, ao sentir que pessoas, fatos, lugares e coisas da Baixada Santista seriam mais apropriadamente referidas se cantadas pela figura de um menestrel ou algo do gênero, o nome de Antônio Bruno veio de imediato à mente. E foi assim, imaginando esse menestrel como autor de canções regionais (não apenas), num catálogo ilustrativo tipo abecedário, as iniciais do autor deram origem ao nome desse típico menestreal, ABZeh, ou ABZé.
Comments